Uma história de 163 anos.
Em 1858, sete anos após a fundação da outrora “Colônia Dona Francisca”, hoje cidade de Joinville, os primeiros colonizadores, com o reflexo da reestruturação da ginástica em toda a Alemanha, fundaram, em18 de novembro, a SOCIEDADE GINÁSTICA DE JOINVILLE. É, por conseguinte, a Sociedade ginástica mais antiga da América do Sul.
Em 1860, surgiu o primeiro rancho de ginástica, localizado na esquina da rua Dona Francisca e rua Princesa Isabel.
Em 1886, por contratos celebrados pelo príncipe e princesa de Joinville, foi feita a transcrição do terreno doado à sociedade, situado na rua Ginástica. Neste mesmo ano, foi feito o hasteamento da primeira bandeira da Sociedade em brilhante solenidade.
Em 1868, foi criada a primeira turma infanto-juvenil de ginástica masculina e, em 1923, a equipe feminina.
Em 1878, a sociedade comemorou o primeiro centenário de nascimento do “PAI DA GINÁSTICA” Friedrich Ludwig Jahn, pela necessidade de conservar a forma moral e o aprimoramento físico de seus jovens e, ao mesmo tempo, proporcionar recreação e harmonia social.
Em 1895, foi colocada a pedra fundamental para a construção da primeira sala de ginástica, com paredes de material, porém sem soalho.
Em 1929, muitos anos mais tarde, foi afinal inaugurada a atual sede.


Desde os anos de 1950, sob o comando do Presidente e desportista Helmut Falgatter na época, o grupo “MAENNERRIEGE”, composto de homens de 30, 40, 50 ,60, 70 e mais anos, continua se reunindo, todas as quartas-feiras, para jogar voleibol, bem como vários grupos de basqueteball masculino, também compostos por várias idades, inclusive com seu jogador benemérito “MONSENHOR BERTINO”.
Em 1956, foi assinado o Decreto-lei que declarou a Sociedade de UTILIDADE PÚBLICA.
A Sociedade já foi palco das mais famosas festas populares desde sua fundação. Já em 1871 para comemorar o término vitorioso da Guerra do Paraguai foi realizada uma festa denominada “FESTA DA PAZ”. Mais tarde, em suas dependências foi realizada por muitos anos a Festa das Flores, Festa do Chopp, bailes carnavalescos e juninos.
Em 1970, a Escola Superior de Educação Física e Desportos de Joinville iniciou suas atividades nas dependências da Sociedade, permanecendo até 1975.
Em 1971, o Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA) também iniciou suas atividades dentro do Clube, com o ensino e a divulgação da língua e da cultura alemã. Até então, nesse espaço funcionava uma cancha de bolão.
Em 2013, com o Parque Aquático Helmutt Fallgatter, a Sociedade proporcionou a prática de esportes aquáticos, em piscina aquecida, com aulas de natação e Hidroginástica, bem como para lazer de seus sócios. Nesse espaço, havia até então em funcionamento a modalidade de punhobol, um esporte coletivo semelhante ao voleibol, jogado em campo de grama e com ataque do punho fechado e a defesa com o antebraço.
Em 2015, com o trabalho árduo e ininterrupto destes últimos anos, não somente foi possível revitalizar a quadra de esportes, o primeiro pavilhão coberto de Santa Catarina, que recebeu o nome de Complexo Esportivo Monsenhor Bertino Weber, sócio benemérito, mas também trazer de volta os trabalhos de base do basquete com o ressurgimento do basquete feminino, grupos Master de basquete e voleibol e outras modalidades esportivas modernas como o squash, o karatê, o xadrez e o Pilates.
Em 2022, após 163 anos de luta, passando por inúmeras dificuldades, a diretoria atual tem o desejo de que a sociedade continue a progredir no mesmo ideal para que possa apresentar, constantemente, novos melhoramentos em favor do aprimoramento físico e moral dos filhos da Cidade dos Príncipes. A Sociedade Ginástica jamais deixará de lado o esporte de base, tal qual era o anseio de nossos antepassados, assegurando aos associados a oportunidade de cultivarem o esporte e terem um espaço de lazer.